sábado, 17 de janeiro de 2009

Natal - RN

Parque da Cidade - Dom Nivaldo Monte

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, ou simplesmente Parque da Cidade, é um parque urbano localizado na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil. O projeto arquitetônico é de autoria de Oscar Niemeyer e foi inaugurado em 21 de julho de 2008.

O parque

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte ocupa 64 hectares, localizado entre os bairros de Candelária e Cidade Nova, em Natal/RN. Projetado pelo arquiteto mundialmente conhecido Oscar Niemeyer, a primeira Unidade de Conservação Municipal objetiva preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital potiguar, constituindo uma das mais belas paisagens dunares do Rio Grande do Norte. Sua estrutura abrange dois estacionamentos (Leste-Oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com doze andares, constituindo memorial da cidade e mirantes.

Orla de Natal

Via Costeira


A Avenida Senador Dinarte Mariz, também conhecida como Via Costeira é a continuação da Praia de Ponta Negra em Natal e é composta de uma via litorânea de aproximadamente 9km de extensão que vai até a Praia do Meio. O lado da praia é tomado por hotéis luxuosos de 4 a 5 estrelas, e alguns poucos restaurantes; o outro lado é totalmente tomado pelo Parque das Dunas, uma ampla área verde preservada pelo IDEMA. É uma praia bastante calma, geralmente frequentada apenas pelos hóspedes dos hotéis próximos. Foi construída em 1985 pelo então governador José Agripino para ligar as praias urbanas à zona sul de Natal, dando início ao projeto turístico da cidade com a contrução do 1° hotel da Via Costeira, o Natal Mar Hotel de propriedade do empresário Sami Elali.

Interessante notar, que a Via Costeira liga quase todas as praias urbanas de Natal, menos a Praia da Redinha. So que, na praia da Redinha, foi construída a Ponte Newton Navarro, que é ligada a Via Costeira, e ao centro da cidade, com isso, fazendo com que todas as praias urbanas da cidade, estejam ligadas por uma via de acesso fácil.

Praia dos Artistas - Areia Preta






A praia dos Artistas fica na descida da Ladeira do Sol, a 2 km do centro de Natal e está localizada na área denominada de praias urbanas, que inclui ainda as praias do Meio e do Forte (ao Norte) e a de Areia Preta (ao Sul), no início da Via Costeira.

Até o início da década de 90, a praia dos Artistas era o point dos natalenses. Hoje, está tentando recuperar o prestígio perdido para Ponta Negra.

O calçadão da praia é muito utilizado para caminhadas numa extensão de 4 km até a Fortaleza dos Reis Magos.

Hotéis, bares e restaurantes estão concentrados nas praias dos Artistas e do Meio.

A praia de Areia Preta, mais ao sul, hoje está ocupada pela classse alta natalense com a liberação da construção de prédios na orla.

Nas praias dos artistas e do Meio, o Plano Diretor de Natal não permite construções de prédios na orla.

Praia de Ponta Negra


A Praia de Ponta Negra é uma famosa praia localizada em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Tornou-se após sua urbanização um dos points da capital potiguar. Excelente para o banho, a praia ganhou também um calçadão, iluminação e policiamento, proporcionando assim, uma grande infra-estrutura com bares, restaurantes, hotéis e shoppings. A praia é a preferida da maioria dos turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a cidade.

A praia de Ponta Negra tem cerca de 4 km de extensão. No extremo sul fica o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal. Caminhando em direção ao norte, percorrem-se primeiramente ao redor de 2 km da av. Erivan França, os quais são repletos de bares, restaurantes, hotéis, boates, pequenas galerias de shopping, etc.

Ao final do trecho beira-mar da avenida Erivan França, ocorre uma bifurcação: a avenida sobe uma íngreme colina, em direção ao bairro de Ponta Negra, e o calçadão prossegue por mais 2 km, freqüentados por praticantes de caminhadas (nesse trecho, existe absoluta predominância de pousadas, ocasionalmente entremeadas por barracas).

Barreira do Inferno

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) conhecido simplesmente como Barreira do Inferno, é a primeira base de lançamentos de foguetes do Brasil, que foi criada em 1965.

O CLBI está situado no municipio de Parnamirim, próximo a capital Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte.

O local foi escolhido pois era próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresentava baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.

O local da base é vizinho de Ponta Negra, região denominada Barreira do Inferno, assim chamada devido às suas falésias avermelhadas.

O Nike Apache, foi o primeiro foguete a ser lançado desta base. Ocorreu em dezembro de 1965 e era um foguete de sondagem de fabricação dos Estados Unidos da América.

Nesta base já foram lançados mais de 400 foguetes, desde os pequenos foguetes de sondagem meteorológica do tipo Loki, até veículos de alta performance da classe Castor-Lance, de quatro estágios.

Dois experimentos envolvendo o INPE, a NASA e o CLBI merecem destaque: Projeto Exametnet – para estudos da atmosfera em altitudes de 30 a 60 km, quando foram realizadas 88 operações entre 1966 e 1978, totalizando 207 lançamentos; e o projeto Ozônio – para estudar a camada de ozônio, com um total de 81 lançamentos, entre 1978 e 1990.

No que se refere a lançamentos orbitais, em particular equatoriais, o CLBI presta serviços de rastreio e de segurança de veículos satelizadores lançados do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Uma outra ação desenvolvida no Centro e que merece destaque é a intensa cooperação com a Agência Espacial Européia (ESA), através da atividade de rastreamento do veículo Ariane, desde seu vôo inaugural

Praia da Redinha

Apesar de ser um bairro do município de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, a Praia da Redinha também faz parte de outro município: Extremoz. A praia é divida em duas, Redinha Velha (Natal) e Redinha Nova (Extremoz). Por estar localizada na Zona Norte da cidade e longe das residências da parcela mais afastada da população, a Redinha sempre foi mais freqüentada pelos moradores locais e por muitos outros moradores da Zona Norte que procuram um pouco de distração nos finais de semana. Ela é famosa por possuir casas e bares simples e rústicos, bons peixes, e a famosa ginga com tapioca (iguaria local).

Ponte Newton Navarro





A Ponte Newton Navarro é mais conhecida popularmente como Ponte Forte-Redinha, mas tem nome oficial de Ponte de Todos - Newton Navarro, sendo uma das mais altas pontes estaiadas do Brasi e a segunda maior ponte do Nordeste do Brasil, localizada na cidade de Natal, capital do estado brasileiro Rio Grande do Norte. Ela liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado, aos bairros da Zona Sul de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potenji.

A principal finalidade é a desobstrução do tráfego da Ponte de Igapó, melhorar o acesso ao futuro Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante — maior aeroporto da América Latina — e a novos empreendimentos que vem se instalando na Zona Norte, além de facilitar e aumentar o fluxo de turistas no litoral norte e facilitar a saída dos moradores da Zona Norte para os bairros do centro da cidade e outras zonas da capital.

O seu nome homenageia Newton Navarro, um importante artista potiguar.

Genipabu

Apesar de ser considerada como uma praia da capital Natal, a Praia de Genipabu (ou Jenipabu) é na verdade, uma praia do município de Extremoz localizando-se a 25 quilômetros da capital potiguar, sendo um dos mais famosos cartões-postais do Rio Grande do Norte.

Destaca-se por imensas dunas e por uma lagoa de águas doces, com forte atrativo para o turismo. A região conta com uma boa infra-estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de "buggies", jangadas e dromedários.

É praticado nas dunas ao redor da lagoa o chamado "esquibunda": os interessados descem as dunas sentados em cima de pranchas de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa.

Os passeios de "buggies" são oferecidos pelos locais em "com emoção" ou "sem emoção", consoante o grau de risco, recomendando-se entretanto, que sejam escolhidos profisisonais credenciados responsáveis pela segurança não apenas dos turistas, mas do meio-ambiente.

As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região.

Genipabu é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de bugue e de dormedários por suas dunas. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar para toda a família. Mais ao longe, pode-se também praticar o surf e passear de jangada e de jet-ski. De Bugue pode-se também conhecer a lagoa, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o "esquibunda" e o "aerobunda". Genipabu fica no município vizinho de Extremoz (litoral Norte) a 20 quilômetros do centro de Natal, indo pela nova ponte Forte-Redinha. Pela ponte antiga, são 10km a mais, com um trânsito bem mais pesado.

Genipabu



Maracajaú

Maracajaú

Maracajaú é uma praia brasileira localizada no Município de Maxaranguape, Estado do Rio Grande do Norte. Com uma população de aproximadamente 2.000 habitantes a principal fonte de renda é a pesca seguida do turismo. Maracajaú é conhecida por formações de corais localmente chamadas de "parrachos" localizadas a 7 quilometros da costa que foram palco de diversos naufrágios devido a sua pouca profundidade e formação abrupta.

Maracajau em tupi-guarani significa lugar onde os gatos marácas bebem água.

Maracajaú

Jacumã

A praia de Jacumã, a 33 km de Natal, fica numa enseada com arrecifes, deixando suas ondas fracas. Boa para banho.

As dunas e sua lagoa com os famosos "aerobunda" e "skybunda" são as maiores atrações de Jacumã.

Cabos aéreos sobre a lagoa resultam no "aerobunda", onde a pessoa cai literalmente de "poupança" na água, daí o sugestivo nome. Já o "skybunda" é a descida da duna numa pequena prancha de madeira. A pessoa sentada na prancha desliza do alto da duna, indo cair de "bumbum" na água.

O "skybunda do Cícero" fica nas dunas, com acesso de bugue ou veículo 4x4.

Já o "skybunda" do Complexo Santa Mônica tem acesso pela estrada que liga as praias de Jacumã e Muriú. Depois de Jacumã, em direção ao norte, tem ainda as praias de Porto Mirim com seus coqueirais e Muriú, que oferece quiosques à beira-mar com frutos do mar.

Em Porto Mirim, a 500 metros da praia, tem as piscinas naturais. Em Muriú, pescadores fazem passeio para as piscinas em seus barcos.

Jacumã

Praia do Cotovelo

Localizada a 21km do Centro de Natal, é acessada através da Rota do Sol, sendo também a primeira praia do litoral Sul.

Cotovelo é uma praia formada por falésias e ótima para banho (apenas na maré seca). Uma das primeiras praias veranistas de Natal, possui boa estrutura de restaurantes e pousadas. É uma praia para quem deseja descansar, pois não é de muitos agitos noturnos.

Praia de Pirangi

Localizada no município de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, a praia de Piranji do Norte (conhecida como Pirangí do Norte) é a mais procurada pelos natalenses no verão, época em que são reabertos os bares e o Circo da Folia, onde são realizadas apresentações de grandes bandas nacionais de Axé, forró e rock, freqüentados em sua maioria pela grande massa de adolescentes e jovens de classe média alta que alí passam o chamado veraneio. Na maré baixa, os bancos de corais formam ilhas e piscinas naturais a um quilômetro mar a dentro (Os Parrachos de Piranji), proporcionando um espetáculo maravilhoso da natureza, que é visitado por lanchas particulares e barcos da empresa Marina Badauê, que organiza passeios diários com os turistas. Outra atração muito visitada é O Maior Cajueiro do Mundo, uma anomalia botânica que virou atração turística. A árvore, que hoje é preservada pela Petrobras, tem 7.000 m² de copa e alguns séculos de vida.

Praia de Pirangi

O maior cajueiro do mundo

Clique na imagem para ampliar.

Tabatinga (Nísia Floresta - RN)

Barra de Tabatinga: um dos melhores passeios para quem vai até Natal

Vizinha de Camurupim, a Praia de Barra de Tabatinga é formada por falésias.

Cercada por recifes, Barra de Tabatinga é uma praia de ondas calmas e uma das mais recomendadas para o turismo.

Sua beleza estende-se das formações geográficas presentes até os golfinhos, que podem ser vistos na praia durante a maré alta. Nesta praia o turista também pode encontrar a renda de bilro, típico artesanato desta região.

Certamente será um dos melhores passeios para quem vai até Natal.

Búzios (Nísia Floresta - RN)

A Praia de Búzios pertence ao município de Nísia Floresta, Rio Grande do Norte; é onde grande parte da população de Natal (capital do estado) passa suas férias de verão. Grande parte de sua costa é marcada por ondas fortes e perigosas, ideais para a prática do Surf, possui também uma calma enseada, apropriada para o banho e para a prática de Windsurf e Kitesurf. Suas dunas são utilizadas por praticantes de Sandboard e para passeios de Buggy. Búzios recebe um grande número de visitantes estrangeiros, principalmente vindos de Portugal e Alemanha, esses turista investem em hóteis, prédios entre outras estruturas na praia.

Canto do Madeiro - Tibau do Sul

Praia de Pipa - Cores de Pipa

Praia de Pipa - Tibau do Sul

A Praia de Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, ficando a 85km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil.
Inicialmente era uma pacata vila de pescadores, bem calma, tranquila, até ser freqüentada por surfistas e logo em seguida turistas de todas as partes do planeta. É famosa por ter uma das noites mais movimentadas do estado, possui grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação.

Pipa continua sendo um lugar que atrai muitos surfistas em função de suas ondas, e recentemente vem sendo procurada também por praticantes de Kitesurf, graças a combinação de belas ondas e bons ventos.

O nome "pipa" deve-se ao fato de que os portugueses ao passar de navio pelas proximidades avistaram uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Pipa, em Portugal, era (ou é) a denominação de barril e esta pedra lembra um barril de vinho.

Pipa também tem história na guerra do Brasil holandês, como explica o verbete dedicado a Maurício de Nassau.