sábado, 17 de janeiro de 2009

Genipabu

Apesar de ser considerada como uma praia da capital Natal, a Praia de Genipabu (ou Jenipabu) é na verdade, uma praia do município de Extremoz localizando-se a 25 quilômetros da capital potiguar, sendo um dos mais famosos cartões-postais do Rio Grande do Norte.

Destaca-se por imensas dunas e por uma lagoa de águas doces, com forte atrativo para o turismo. A região conta com uma boa infra-estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de "buggies", jangadas e dromedários.

É praticado nas dunas ao redor da lagoa o chamado "esquibunda": os interessados descem as dunas sentados em cima de pranchas de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa.

Os passeios de "buggies" são oferecidos pelos locais em "com emoção" ou "sem emoção", consoante o grau de risco, recomendando-se entretanto, que sejam escolhidos profisisonais credenciados responsáveis pela segurança não apenas dos turistas, mas do meio-ambiente.

As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região.

Genipabu é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de bugue e de dormedários por suas dunas. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar para toda a família. Mais ao longe, pode-se também praticar o surf e passear de jangada e de jet-ski. De Bugue pode-se também conhecer a lagoa, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o "esquibunda" e o "aerobunda". Genipabu fica no município vizinho de Extremoz (litoral Norte) a 20 quilômetros do centro de Natal, indo pela nova ponte Forte-Redinha. Pela ponte antiga, são 10km a mais, com um trânsito bem mais pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário